Imagem capa - Quando devo fazer meu ensaio de gestante? por Vini de Morais
Por que fotografar?

Quando devo fazer meu ensaio de gestante?

Olá, futura mamãe! Sou Vinícius, fotógrafo de gestantes, ainda não sou pai e nem tenho esposa, mas o que explicarei aqui é com base nas minhas experiências ao fotografar gestantes no decorrer de minha carreira. E então, curiosa para saber quando você deve ser fotografada?


Toda mulher grávida passa 9 meses aguardando ansiosa para ver o rostinho de seu bebê. Mas, depois que a barriga começa a aparecer, tudo isso aumenta, talvez por somente nesta hora que “cai a ficha” de estar grávida. E a partir de então o tempo diminui para poder organizar tudo até o parto e, o que antes não era preocupação para a mamãe, agora virou numa apreensão e corrida contra o tempo.


A foto de gestante é uma das coisas que é pensada somente quando a barriga aparece, na maioria das vezes, pois nesta hora é que conseguimos identificar que a mamãe está grávida.




“Minha barriga apareceu, já devo correr e marcar meu ensaio? ”  


Calma, mamãe, na sequência vou listar alguns pontos para você levar em conta.



Primeiro ensaio: 31 semanas





Se você gosta se ser fotografada e pretende fazer mais de um ensaio, quando completar 7 meses de gestação é o tempo certo para chamar seu fotógrafo e marcar o primeiro.


Agora é o momento de vocês combinarem de fazer em um lugar bonito, a céu aberto, na natureza ou urbano, dar aquelas suas ideias loucas de fotos diferenciadas, passar horas sendo fotografada, chamar familiares (marido, filhos, padrinhos, avós...), enfim. Afinal, são os primeiros registros que estará fazendo de um período muito importante para várias pessoas.


Como este é um ensaio que pode ser feito em vários lugares não significa que será realizado em um único dia, poderá ser marcado para outros momentos, basta combinar com seu fotógrafo.


Lembre-se: combinar previamente com seu fotógrafo os lugares onde irão passar. Faça trocas de roupas para mudar uma foto da outra, leve acessórios de bebê, tome bastante água e esteja muito animada! Tenho certeza que será divertido.



Segundo ensaio: 35 semanas




Agora você já está familiarizada com a câmera e com o fotógrafo, não irá mais levar tanto tempo para se organizar. Então o ensaio não precisa mais ocupar tantas horas e pode ser em um único local, como num estúdio ou na sua casa. É hora de fazer fotos mais posadas e mais delicadas, pois o bebê está se aproximando e o momento pede por isso.


Lembre-se: combine com seu fotógrafo o lugar do ensaio – se for na sua casa, organize vários espaços para terem opções de escolha, separe peças de roupas, chame seu marido e filhos (se não estiver esperando o primeiro) e façam as fotos mais fofas que terão deste momento único.



Ensaio único: entre 31 e 35 semanas





Se você não pretende fazer mais de um ensaio, seu período de escolha pode variar mais (mas atenção aos próximos itens 1, 2, 3 e 4 pois são importantes). Para esta opção o tempo de ensaio pode ser maior, se tiver intenção de fazer em vários lugares e mais o estúdio. Mas isso depende de sua vontade e o do que combinar com o seu fotógrafo. Como o ensaio é único, preste atenção para não deixar o tempo passar, pois poderá acabar por não realizar suas fotos.


Lembre-se: os recados são os mesmo que os anteriores, você e seu fotógrafo devem combinar previamente aonde irão fotografar, leve roupas para troca, acessórios de bebês, líquido para hidratação e a disposição para cada click :).


Agora irei listar alguns dos motivos para você ser fotografada neste período que citei. Por que fotografar entre 31 e 36 semanas de gestação?



1. Por não estar muito inchada





Esta é uma das grandes preocupações das futuras mamães, parecer “gorda” nas fotos. Mas calma, neste período o inchaço não é tão nítido, pois o bebê ainda não cresceu totalmente e a gestante ainda irá ganhar alguns quilos, isto é etapa normal da gravidez.


Mas caso você tenha percebido diferença e acha que está mais inchada que o normal, não se preocupe, pois, os fotógrafos possuem técnicas para não transparecer isso nas fotos ou ainda, na hora da edição podemos diminuir esses efeitos.



2. Por ter mobilidade




Como citei anteriormente, o bebê ainda não está no tamanho ideal para o parto, ou seja, não está tão pesado e não atrapalha a gestante para se locomover. Então, ainda podemos abusar da criatividade e ousar fazer fotos mais trabalhadas que exigem mais flexibilidade da mamãe.



3. Por cansar menos





Este item completa o anterior, pois entre o 7° e 8° mês de gestação o cansaço por esforço físico ainda não é algo que atrapalha. Claro que ele existe, mas não é algo que irá cancelar o ensaio. Nada que um copo de água ou um lanche não possam resolver.



4. Por se aproximar do bebê






Eu costumo dizer que o ensaio de gestante permite aos pais terem as primeiras fotografias do bebê, mesmo que ele não apareça. Mas como assim?


Durante o ensaio da Marília (esta das fotos ilustradas nesta postagem), hoje mãe do Davi Miguel, aconteceu algo que me fez pensar nisso. Ela não costumava sorrir para as fotos, mas teve uma hora em que ela soltou um sorriso alegre quando falei algo: ela estava em pé fazendo as poses que eu sugeria, enquanto isso eu ia clicando para fazer a melhor foto deste momento. Então a Marília dá um gritinho. Eu, assustado perguntei: - O que houve? – Nada. – Respondeu ela – foi só o Davi se mexendo. Então eu disse: - Mas é claro, ele quer aparecer na foto!




Então a Marília sorriu e consegui fazer a única foto de seu sorriso durante o ensaio. 


O ensaio de gestante é algo maior do que somente a foto da mamãe com um barrigão, são as fotos que este nenê terá para saber como a mamãe era no período de gestação. E neste período, que sugiro para fazer as fotos, é o momento certo para ficar mais próxima do bebê, pois o dia da chegada dele virá tão rápido e você nem perceberá.


Já está com mais de 36 semanas? Não se preocupe, agende com seu fotógrafo o quanto antes! O importante é ter uma lembrança de uma época que não volta mais.